Educação

Virada Educação traz atividades criativas e lúdicas para todas as idades

Confecção de fantoches, games, contação de histórias, brincadeiras de rua, cozinha experimental, oficinas de artesanato, sarau, construção de brinquedos, workshop de origami, mostra de filmes, teatro de bonecos, palhaços, pinturas, feira de adoção de animais e…UFA! Impossível listar todas as atividades que irão tomar conta de São Paulo nessa terceira edição da Virada Educação na cidade.

O evento é promovido pelo Movimento Entusiasmo, e já se espalhou em cidades como Porto Alegre (18 a 20/08), Joinville (17 a 20/08), Caçapava (17 a 20/08), Pindamonhangaba (20/08), Salvador (26/11) e Ipatinga (que aconteceu em 24 e 25 de junho). O objetivo da Virada é promover a apropriação de um território em direção à construção coletiva de uma comunidade mais conectada, que percebe o aprender e o ensinar espalhados por todos os lugares.

A primeira edição aconteceu em 2014, no Centro de São Paulo e deu tanta repercussão que o Movimento Entusiamos lançou um eBook (download grátis aqui) contando histórias para inspirar o surgimento de outras Viradas no Brasil. Deu para perceber que realmente funcionou (:

A programação da Virada Educação é extensa, mas o Cidade Lúdica fez uma seleção especial com os coletivos e projetos que transformam nossa cidade em um espaço mais lúdica e vão realizar atividades especiais no evento. Veja abaixo nossa sugestão e acesse a programação completa clicando AQUI.

 

***DIA 17/08***
19h às 20h30 – Cortejo Ilú Obá de Min
Local:
Centro (nas redondezas da Praça Roosevelt e Praça da República)
Descrição: Grupo composto exclusivamente por mulheres que com seus tambores celebram a cultura afro-brasileira. No Carnaval, o bloco completo leva mais de 300 mulheres às ruas de São Paulo.


***DIA 18/08***
bombas de sementes
11h30 às 12h30 – Bombas de Sementes por Projeto Ewe
Local: EE Caetano de Campos (Guimarães Rosa, 111 – Consolação. Praça Roosevelt)
oficina de confecção de bombas de semente, que consiste em um processo de aceleração e conservação da germinação de sementes diversas, não necessitando a passagem pelo processo de semeio – broto – muda – plantio – cuidado – floração. A semente começa a se alimentar através de um substrato orgânico reforçado e acelera sua germinação levando a brotar em poucas semanas, e a florir por vezes em poucos meses.

09h30 às 11h30 / 14h30 às 16h30 – Construção Coletiva de Composteira por Projeto Pequeno Sustentável
Local: EMEI Gabriel Prestes (Rua da Consolação, 1012)
Descrição: construção coletiva de composteira para a escola, forma simples e natural de reaproveitar o que é considerado “lixo orgânico” e assim produzir adubo e obter terra com grande quantidade de nutrientes.


***DIA 19/08***
08h às 09h30 – Criando um País por Pé na Escola
Local: EE Caetano de Campos (Guimarães Rosa, 111 – Consolação. Praça Roosevelt)
Descrição: Crianças e adolescentes são convidados a inventar países, com ampla liberdade, para pensar o mundo e a escola de seus sonhos. Os participantes são divididos em grupos de 5 a 7 jogadores e recebem materiais para a criação lúdica do país. No segundo momento, cada grupo apresenta seu país e algumas questões são problematizadas, para assim gerar uma reflexão a respeito da política e  da escola que eles construíram.

08h às 11h – RPG Pedagógico por Grupo Interpretar & Aprender
Local: EE Caetano de Campos (Guimarães Rosa, 111 – Consolação. Praça Roosevelt)
Descrição: aventuras de RPG de caráter pedagógico como atividade opcional. A atividades busca complementar os conteúdos escolares com uma dinâmica de jogos narrativos que integram a socialização dos aprendizes-jogadores e sua relação com o saber escolar, a partir da narrativa histórica.

10h às 17h – Geografia Inesperada de um Percurso por Coletivo Filomena
Local: EE Caetano de Campos (Guimarães Rosa, 111 – Consolação. Praça Roosevelt)
Descrição: A ação é construída em cima de um longo tecido de algodão onde as pessoas são convidadas a bordar com o outro. A ideia é construir o mapa coletivamente traçando cartografias a partir de aspectos afetivos/ políticos / poéticos / físicos / sociais na cidade de São Paulo. A atividade busca repensar o espaço urbano, propor a materialização do registro da vivência na cidade por meio da linha e agulha e a experiência de viver um outro tempo a partir do bordado – obrigando a “viver a cidade” em outro ritmo.

10h às 12h – Oficina da Minha Bandeira por mono coisas
Local: EE Caetano de Campos (Guimarães Rosa, 111 – Consolação. Praça Roosevelt)
Descrição: Criação de bandeiras que representem cada participante, dando suporte para que eles interpretem suas personalidades através de símbolos e mensagens. A oficina busca explorar, aplicar e refletir sobre metodologias não convencionais de ensino de arte, que possibilitam o desenvolvimento e o aprimoramento das habilidades manuais das crianças, na confecção de seus próprios objetos e brinquedos.

12h às 14h30 – Montagem de Brinquedos de Bambu por Parque de Bambu
Local: EMEI Gabriel Prestes (Rua da Consolação, 1012)
Descrição: o brinquedo será montado com apoio das famílias. É um projeto construído artesanalmente, a partir de vivências abertas e diálogo com crianças.

15h30 às 16h30 – Mimicando Histórias por Cia Repara Mundo
Local: Biblioteca Monteiro Lobato (Rua Gal Jardim, 485 – Vila Buarque)
Descrição: União da linguagem corporal da mímica com a tradicional contação de histórias, trazendo o público para dentro do universo lúdico criado, cativando imediatamente a sua atenção e fomentando a sua criatividade. 

mimicando

***DIA 20/08***
11h às 12h30 – Igualdade de Gênero na Educação por Comum
Local: SP Escola de Teatro (Praça Franklin Roosevelt, 210 – Consolação)
Descrição: O Comum – comunidade de mulheres com uma plataforma que mistura encontros online, presenciais e conteúdo – promove a roda de conversa sobre igualdade de gênero na escola. “Se queremos um mundo de mais equidade e justiça entre os gêneros, precisamos, entre outras coisas, criar nossos filhos pra isso. Precisamos parar pra pensar, e não seguir um modelo automático de educação, cheio de mitos, travas e armadilhas”.

11h às 13h – Músicas para brincar por Coletivo Educadoras Cantadeiras
Local: EMEI Armando de Arruda (Praça da República, 558)
Descrição: Canções da cultura popular como jacaré boio, jabuti sabe ler, lavadeira do rio e outras acompanhadas musicalmente por caixa e ganzá.

esquisitices11h às 13h – Esquisitices para brincar e imaginar por Crialudis
Local: EE Caetano de Campos (Guimarães Rosa, 111 – Consolação. Praça Roosevelt)
Descrição: Instalação lúdica que pretende provocar a imaginação e a criatividade das crianças com diversos brinquedos esquisitos e malucos feitos com sucatas. A ideia é criar um estranhamento e gerar a pergunta: O que é isso?

 

13h às 15h – Abelhas e Importância Ambiental por SOS Abelhas Sem Ferrão
Local: EE Caetano de Campos (Guimarães Rosa, 111 – Consolação. Praça Roosevelt)
Descrição: Ação para abordar a importância das abelhas como polinizadores, as implicações de seu desaparecimento, abelhas nativas do Brasil e a quebra de paradigma em relação a abelhas e ferrão.

13h às 16h – Animais da Floresta (Re)Descobrindo a Cidade por Pequeno Sustentável
Local: EE Caetano de Campos (Guimarães Rosa, 111 – Consolação. Praça Roosevelt)
Descrição: A atividade propõe escolher escolher um (ou mais) animal que vive na floresta e fazê-lo em origami para sair às ruas em busca de um local para esse animal interagir com a cidade. Em seguida, será feito o registro fotográfico da intervenção.

13h30 às 15h – Tecendo Cantos na Cidade por Tecendo Cantos
Local: EMEI Gabriel Prestes (Rua da Consolação, 1012)
Descrição: Tocar e cantar com sanfona, violão e tambor envolvendo as crianças com brincadeiras cantantes da cultura popular da infância. Fazer brincadeiras musicadas com a saia de Cacuriá, grandes tecidos onde as crianças irão brincar e se envolver com o repertório brasileiro.

tecendo cantos

15h às 16h30 – Danças Brasileiras para Crianças por Núcleo Tangará
Local: EMEI Gabriel Prestes (Rua da Consolação, 1012)
Descrição: Na atividade, as crianças passeiam por danças e folguedos dos ciclos carnavalescos, juninos e natalinos, sempre tendo como mediador das brincadeiras a figura do boi, presente em muitas das nossas festas.  As crianças irão experimentar músicas, contos e danças da cultura popular brasileira, além  de ter espaço para fazer suas próprias recriações inspiradas nos folguedos populares.

15h às 16h30 – Tua natureza brinca? por Coletivo Brinca Fulô
Local: EMEI Gabriel Prestes (Rua da Consolação, 1012)
Descrição: As atividades serão realizadas em áreas abertas e consistem em explorações por meio do brincar livre e espontâneo. Composto por vivências brincantes, jogos e brincadeiras tradicionais, ciranda, caça ao tesouro e diversas possibilidades do brincar na natureza e com a natureza utilizando os quatro elementos como guia para as descobertas e brincares.

 

SERVIÇO
O que: Virada Educação
Quando: 17 a 20 de agosto
Programação: ver atividades completas AQUI.

(Todas as fotos desta matéria foram tiradas do site oficial da Virada Educação, com forma de promoção das atividades)

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com um *

Cidade Lúdica

2016 Cidade Lúdica