Educação

Roteiros, exposições, oficinas e mais de 120 imóveis abertos fazem parte da Jornada do Patrimônio 2016

O evento acontece nos dias 27 e 28 de agosto e envolve roteiros a pé, exposições, oficinas, palestras e mais de cem imóveis abertos para visitação. 

Prepare muito bem a sua agenda, porque a Jornada do Patrimônio 2016 está lotada! Esta segunda edição tem como tema “As Origens da Cidade” e conta com mais de 120 imóveis abertos à visitação, apresentações, exposições, palestras, roteiros históricos e oficinas com arquitetos, urbanistas, historiadores, antropólogos e, é claro, com alguns projetos e coletivos que tornam nossa cidade mais lúdica (=

O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), e tem como objetivo fomentar o conhecimento e a valorização do patrimônio histórico e cultural da cidade, inspirado nas Journées Européennes du Patrimoine, na França, e no Open House, em Nova York, nos Estados Unidos.

É tanta coisa rolando que se você baixar a programação completa da Jornada vai se deparar com um documento com 138 páginas! Por isso, o Cidade Lúdica separou algumas atividades que serão realizadas por coletivos, associações e projetos já conhecidos por aqui! Veja as nossas sugestões e programe-se bem, principalmente no sábado, dia em que estão concentradas ações como roteiros a pé, oficinas e exposições. A participação é gratuita.


SÁBADO, 27/08

Uma outra história sobre o Centro de São Paulo – Luz e Santa Efigênia
Hora: 
1ª saída às 10h, 2ª saída às 14h
Local:  Estação Tiradentes de Metrô (saída do Museu de Arte Sacra)
Descrição: Ação promovida pelo coletivo Cartografias Afetivas Urbanas. Caminhada pelos bairros da Luz e da Santa Ifigênia que ao longo de suas histórias estiveram ligados à vida boêmia e ao luxo dos cinemas e dos teatros. Foram também o quartel general da pornô­-chanchada, do cinema marginal e, mais recentemente, se tornaram o território dos mais diversos espaços e projetos culturais. O comércio informal da região, os cortiços, os trens do subúrbio também serão tratados no roteiro que vai transitar pela história não contada desses bairros.

Faça sua inscrição para esta atividade clicando aqui ou pelo e-mail cartografiasafetivasurbanas@gmail.com

Bixiga Oculto
Hora: 10h30
Local: Praça Dom Orione (ao lado do Coreto)
Descrição: O Preserva SP promove este roteiro que busca treinar o olhar do participante para descobrir os detalhes arquitetônicos despercebidos da cidade. A partir de uma visita ao histórico bairro do Bixiga, o passeio irá revelar a fascinante riqueza da paisagem urbana paulistana, com uma imensa variedade de estilos, épocas e uso dos prédios. Essa experiência irá despertar a curiosidade sobre questões como: o que torna uma cidade interessante e dinâmica? Como apreciar a boa arquitetura? O que faz uma paisagem urbana de qualidade? A caminhada pretende ser apenas o ponto de início para se conhecer melhor o lugar onde vivemos, e como fazer para melhorá-lo.
Inscrições: até dia 24/08 pelo e-mail flavializ@preservasp.org.br

Caminhada Patrimonial Hey Sampa na Exposição Apagamentos
Hora: 10h
Local: Caixa Cultural (Praça da Sé, 111)
Descrição: Caminhada Patrimonial com Thiago Navas, autor da exposição Apagamentos (já falamos sobre aqui), que está em cartaz na Caixa Cultural. A exposição trata da valorização e manutenção do patrimônio histórico paulistano e pretende ser uma ferramenta de re­aproximação dos indivíduos com a cidade, resgatando memórias perdidas no passado, através da apropriação de fotografias de imagens antigas, trabalhadas pelo artista. O passeio percorrerá os locais das obras e a própria exposição.

apagamentos caixa cultural
Exposição “Apagamentos”

Ipiranga Além do Grito – Passeio Histórico
Hora: 10h (chegada às 18h)
Local: Metrô Alto do Ipiranga
Descrição: O Sampapé realiza um passeio pelo Ipiranga, para mostrar a história do bairro além do conhecido momento da independência de nosso país. Compõem o roteiro as atrações arquitetônicas mais bonitas do Ipiranga, que ajudam a narrar marcos históricos, como a criação de instituições de ensino, casas de saúde e museus. Além disso, as personalidades que dão nomes às ruas e edificações da região acompanham os visitantes durante o passeio.

À Leste de Onde? Itaquera na História de São Paulo
Hora: 14h
Local: Igreja Nossa Sra. do Carmo (Rua Flores do Piauí, 170)
Ponto de Chegada: Okupação Cultural Coragem 
Descrição:  O Grupo Ururay propõe neste roteiro uma reflexão sobre o lugar do bairro de Itaquera na história de São Paulo. Passando por locais considerados importantes para a história da região, será relacionado o histórico destes bens e de Itaquera com a história da cidade de São Paulo.
Inscrição: Através do e-mail ururay.patrimonioleste@gmail.com, até 25 de agosto


DOMINGO, 28/08
Associação Cultural Artística Cine Favela
Hora: 
10h às 21h (atendimento também ao sábado, mesmo horário)
Local: Rua Maria Paula, 279
Descrição: 
Construída em 1995, numa região com mais de 190 mil habitantes, em sua maioria composta por jovens, Heliópolis é uma das maiores Comunidades do mundo e situa-se na zona sul da capital paulista. Em 2003, um grupo de moradores de Heliópolis reuniu-se para promover a inclusão cultural de jovens carentes da periferia de São Paulo por meio das artes cênicas e cinematográficas. Atualmente é Ponto de Cultura. | Visitas monitoradas através de inscrição prévia pelo e-mail: cinefavela@gmail.com.

Edifício Planalto: 60 anos de cor em São Paulo
Hora: 14h e 16h
Local: Rua Maria Paula, 279
Descrição:  
A exposição “Edifício Planalto: 60 anos de cor em São Paulo”, com curadoria de Felipe Grifoni,  da Refúgios Urbanos (falamos sobre eles aqui) apresenta desde os desenhos iniciais de João Artacho Jurado, autor do projeto, e fotografias antigas, do acervo da família, incluindo imagens cedidas por moradores e colaboradores, até fotografias profissionais.  A mostra tem por objetivo explicitar a importância do edifício para a cidade de São Paulo, sendo um dos ícones que representam a expansão do centro antigo, e também evidenciar o projeto, como a obra que apresenta grande diversidade de formas, cores e materiais. Nesse dia, o curador da exposição também vai guiar visitas a um dos apartamentos do prédio que estará aberto especialmente para a Virada.
Visita guiada: sábado e domingo, às 14h e às 16h. Inscrições via e-mail: felipe@refugiosurbanos.com.br. Horário de funcionamento: somente no horário das visitas.

Edifício Planalto. Crédito: Prédios de São Paulo
Edifício Planalto. Crédito: Prédios de São Paulo

Aproveite para visitar os imóveis abertos e os shows gratuitos nesse dia!

 

SERVIÇO
O que: II Jornada do Patrimônio
Quando: 27 e 28 de agosto
Mais informações: baixe AQUI a programação completa ou acesse a página oficial do evento.

 

(Foto de Capa: Casa Nonho Magalhães – Divulgação Prefeitura de São Paulo)

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com um *

Cidade Lúdica

2016 Cidade Lúdica