Cidadania

Virada Sustentável promove atrações culturais e lúdicas em SP

A Virada Sustentável chega a mais uma edição em São Paulo com atrações culturais e atividades lúdicas para mobilizar e educar os cidadãos. Neste ano, o evento acontece entre os dias 25 a 28 de agosto em CEUs, centros culturais, escolas e outros espaços da cidade.

É muita coisa boa acontecendo nos próximos dias! Então, para ninguém se perder, o Cidade Lúdica selecionou na programação as atrações que tem tudo a ver com mobilidade, cidadania, sustentabilidade e ocupação do espaço público. Dê uma olhada na seleção abaixo e se programe:

Sexta-feira – 26 de agosto

9h: Oficina: Compostagem e Minhocário na UmaPaz | Campo Experimental da Escola Municipal de Jardinagem

Mostrar como produzir o composto orgânico e húmus de minhoca, com resíduos
orgânicos gerados diariamente em casa, tanto em leiras abertas como em recipientes (baldes, caixas etc.). Veja todas as informações clicando aqui.

15h: ContAí – Cidades: ocupação criativa nos centros urbanos

Contai – são rodas de conversas inspiradoras com quem faz a diferença na cidade, num formato leve e descontraído e com participação ativa do público. Serão 12 com temas relacionados à sustentabilidade, como Água, Mobilidade Urbana, Kebrada, Saúde e Educação, entre outros. Cada palestra terá 10 minutos de duração e será seguida de interação com o público participante

Ana Carla Fonseca – Criaticidades
Laura Sobral – A Cidade precisa de Você
Anna Lívia Arida – Minha Sampa
Pi Caiuby – Conexão Cultural

O debate acontece na Unibes Cultural. Confira todas as informações clicando aqui.

16h: ContAí – Kebrada: a voz das periferias

Contai – são rodas de conversas inspiradoras com quem faz a diferença na cidade, num formato leve e descontraído e com participação ativa do público. Serão 12 com temas relacionados à sustentabilidade, como Água, Mobilidade Urbana, Kebrada, Saúde e Educação, entre outros. Cada palestra terá 10 minutos de duração e será seguida de interação com o público participante

Bruno Capão – Sustenta Capão
Dimas Reis – Casa de Cultura Brasilândia
Lee Wardwang – Fundo Zona Leste Sustentável
Camila Vaz – Escola de Notícias
Thata Alves – Sarau da Ponte

O debate acontece na Unibes Cultural. Confira todas as informações clicando aqui.

18h: Trilha Noturna no Parque Jardim da Luz

Caminhada noturna no parque, monitorada pela equipe Trilhas Urbanas.
Facilitação e coordenação: Virginia e equipe de estagiários.

Atenção: As vagas são limitadas. Inscrições aqui.

Sábado – 27 de agosto

9h – Oficina Pimp My Carroça

O Pimp my Carroça é uma iniciativa do artista Mundano, grafiteiro que se tornou símbolo da arte que muda o mundo. Além de “pimpar” as carroças, é um dia de celebração aos fãs e entusiastas, que presenciam live paintings, embaladas por muita música e oficinas. Atividade na Praça do Campo Limpo. Confira todas as informações clicando aqui.

12h – Circuito de Jogos Ambientais

O Circuito de Jogos Ambientais é composto por três jogos, com diferentes metodologias e objetivos: jogo da memória, quiz ambiental e jogo ODS. No Parque do Ibirapuera. Saiba mais informações clicando aqui.

12h – Oficina de Horta Comunitária e Compostagem – Movimento Ecoação e Morada da Floresta

Atividade com dinâmicas e vivências de horta e compostagem na cidade, desenvolvida pelo Movimento Ecoação e Morada da Floresta. No Parque Burle Marx. Confira mais informações clicando aqui.

15h – Jazz ao pôr do sol no Parque Ibirapuera

Experiência musical para toda a família: discotecagem, música ao vivo e uma oficina para as crianças. Participações do DJ Tahira, executando versões de clássicos, e dos músicos, Marcelo Monteiro, Gui Douvignaun, Thiago Duar, improvisando em clima de jam session. Confira todas as informações clicando aqui.

15h – Orquestra Baccarelli na Vila Madalena

O coral e a orquestra do Instituto Baccarelli passeiam pela Vila Madalena levando musica a pontos turísticos do chamado Parque da Vila Madalena, como o Beco do Batman e o Armazém da Cidade (onde acontece a saída do cortejo). Confira todas as informações clicando aqui.

Domingo – 28 de agosto

8h30 – Pedalada da Virada Sustentável

O domingo começa com uma pedalada saindo da Praça dos Arcos (Praça Marechal Cordeiro de Farias) – no finalzinho da Avenida Paulista, esquina com a Avenida Angélica. Com concentração às 8h30 e saída às 9h, a pedalada seguirá por ciclovias até o Parque Ibirapuera, onde ocorrem as demais atividades.

A pedalada é gratuita e aberta, sendo permitida a participação de crianças acima de 12 anos acompanhadas de um responsável. Abaixo dessa idade podem ser levadas em cadeirinhas, sempre sob supervisão de um adulto.
A chegada ao Parque Ibirapuera se dará até as 10h, quando começam a Gincana e a Caça ao Tesouro, atividades abertas a todas as idades. Confira todas as informações clicando aqui.

9h – Meditação nas Alturas

Chegar às 9h para cadastramento na portaria do Edifício Martinelli. É necessário apresentar documento. A lotação é de 120 pessoas e a subida se dará por ordem de chegada.

Meditação nas Alturas começa às 9h45 e vai até às 10h30. Os facilitadores do Awaken Love conduzirão uma meditação coletiva na cobertura do Prédio Martinelli com duração de 30 minutos e apresentarão aos participantes à iniciativa Just 1 Minute, de silenciar por apenas 1 minuto algumas vezes ao dia. O objetivo da iniciativa é chamar a atenção para os benefícios da meditação na saúde e de trazer essa prática para o dia a dia dos paulistanos. Confira todas as informações clicando aqui.

12h – Sarau das Mina – Sarau Candeeiro no Parque Ibirapuera

Esta atividade abordará, por meio de poesias, músicas, cirandas, entre outros, a temática relacionada à violência de gênero e o combate ao machismo, proporcionando uma rica troca com o público. Confira todas as informações clicando aqui.

14h – Bonde Poético

O projeto criado por Eduardo Srur consiste em recriar o primeiro meio de transporte público utilizado na capital paulista: o bonde. Com muita leveza e história por trás, a obra irá questionar a mobilidade urbana nas grandes cidade. Patrocinado pela Ticket, o Bonde Poético terá sua primeira aparição no “Pic Nic no asfalto do Parque Augusta” e promete outras! Confira todas as informações clicando aqui.

Além das dicas que demos, a Virada Sustentável vai ter muitas outras atrações em praças, parques, metrôs, museus e outros espaços. Veja aqui a programação com todas as atividades.

(Foto de Capa: Reprodução Facebook / Virada Sustentável)

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com um *

Cidade Lúdica

2016 Cidade Lúdica