Ações

Fotógrafa carioca lança crowdfunding contra a cultura do estupro

O “Desabafa!” é um projeto colaborativo contra a cultura do estupro e busca financiamento coletivo no valor de R$ 6.800 até dia 02 de outubro

A iniciativa é da carioca Cris Lustosa, fotógrafa e cientista social, e pretende fortalecer os laços entre as mulheres e revelar a cultura do estupro em locais públicos com a intenção de devolver à mulher o seu direito à cidade. O projeto foi um dos 11 escolhidos do prêmio “Mulheres de Impacto”, promovido pelo Think Olga, Benfeitoria e ONU Mulheres.

Antes de falar sobre o projeto, precisamos definir o que é a cultura do estupro – muito bem explicada na página oficial do financiamento coletivo. “A cultura do estupro começa na objetificação dos corpos das mulheres, ou seja, deixamos de ser  pessoas para sermos objetos. A objetificação é reforçada pelos assédios diários normalizados pela nossa sociedade, afinal, “olhar não tira pedaço’, só que não. Olhar com a ideia de que a mulher é um objeto de prazer é o começo de uma série de outros assédios e abusos (…). Nessa escala, essa cultura chega à sua pior forma, o estupro e depois a culpabilização da vítima”.

 

Precisamos falar sobre isso! Mas esta palavra precisa ir além dos grupos de mulheres e é aí que entra o Desabafa!: colocar para fora e dar o recado! A primeira ação prevê adesivos que serão colados pelas mulheres em locais públicos e distribuídos em eventos feministas e outros eventos que apoiem a causa. Estes adesivos serão divididos em três categorias:

1. Marcador de estupro: deve ser colado em algum lugar onde vocês sabem que uma mulher foi estuprada : (

2. Assédio: o que você gostaria de falar pra quem te assedia em espaços públicos?

3. Sororidade: o que você gostaria de dizer para mulheres se unirem, se ajudarem (em situações de abuso em espaços públicos e na vida)?

Esse tipo de financiamento será “tudo ou nada”: se não atingir a meta, não sai do papel! Então, vamos fazer acontecer! Clique AQUI para saber mais e apoiar o projeto. Alcançando a meta ele inicialmente será realizado no Rio de Janeiro mas depois pretende ir para outras capitais!

#VamosJuntas?

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com um *

Cidade Lúdica

2016 Cidade Lúdica