Cidadania

Artistas promovem ações culturais contra reintegração de posse em Pinheiros

O movimento Terra Livre organiza o evento “Ocupação Preto-Indígena” com vários coletivos, artistas e ativistas neste sábado, dia 19h, na ocupação Aqualtune

A ocupação está localizada na rua Butantã, onde além de servir como moradia para dezenas de famílias, também abriga as atividades da Escola Ocupada Livre. A Ocupação Preto-Indígena é um evento que aborda a importância da luta por moradia e a discussão sobre a questão étnico-racial por meio de atividades musicais, saraus e performances artísticas.

O evento começa às 15h, com roda de conversa sobre mulheres em situação de rua com a participação das moradoras da ocupação. Em seguida, às 16h, tem contação de história indígena com o Coletivo Cafuzas, que trabalha com práticas narrativas e experiências ligadas às culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras.

Às 18h,  acontece a apresentação da peça “Cantos do Refúgio (Teatro contra a reintegração de posse)”, com o Coletivo de Galochas,  grupo que surgiu na USP a partir da pesquisa de encenação em espaços alternativos.

A peça conta a história de uma família palestina que, após ser expulsa de sua terra,  vive em um campo de refugiados na Síria. Os gêmeos Leila e Jamal vivem sua infância entre os escombros da guerra e a esperança de estabelecer uma nova casa. Por causa das dificuldades, a família envia um dos irmãos para tentar a vida em outro país: o Brasil. O universo onde a história se desenrola, embora atravessado pela destruição, é um ambiente mágico e alegórico, recheado de música, dança e criaturas fantásticas, inspirados na rica tradição e cultura palestinas. O espetáculo faz parte do projeto “Refugiados de Galochas”, contemplado pela Lei de Fomento ao Teatro do município de São Paulo.

A organização também aceita doações de itens de cuidado e higiene pessoal para mulheres em situação de rua, como desodorante, escova de dente, paste de dente, sabonetes e absorventes.


SERVIÇO
O que: Ocupação Preto-Indígena contra reintegração de posse na Ocupação Aqualtune
Quando: sábado, dia 19/11, das 15h às 22h
Onde: Rua Butantã, 233 – Pinheiros
Mais informações: acesse a página do evento clicando aqui.

(Foto de capa: Divulgação Facebook Ocupação Carolina Resiste – Terra Livre/SP)

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com um *

Cidade Lúdica

2016 Cidade Lúdica