Nossas Ações

Transexualidade e identidade de gênero são temas de evento no Sesc Palladium

Sou transexual. Sou mulher trans. Sou homem trans. Sou trans não-binário. Sou agênero. São tantas as denominações quando o assunto é identidade de gênero e transexualidade, que informações equivocadas sobre o tema geram não apenas dúvidas e questionamentos, mas principalmente preconceito e exclusão social.

É sobre esse tema que tratou o Trans.forma.ação, evento produzido pelo Cidade Lúdica, que aconteceu entre os dias 22 e 30 de novembro no Sesc Palladium, em Belo Horizonte (MG).

Além de duas intervenções artísticas sobre identidade de gênero que ocuparam a unidade do Sesc, o evento também contou com oficina de arte, intervenção cênico-musical, debate e roda de conversa.

Veja álbum completo de fotos clicando AQUI.

22/11 a 30/11
Intervenção: MUDA MUDO EU

Projeto-processo ativado com a participação do público, provocado a se expor e deixar o seu relato sobre a sua própria imagem. Existe algo da essência humana que busca transformar-se a cada etapa percorrida; nosso lugar de nos assumirmos será frente a nós mesmos. O processo de construção da intervenção é contínuo e perpassa o lugar da autorreflexão.

22/11 a 30/11
Instalação Artística: CORPO LATENTE

Por meio de um jogo de espelhos, tecidos impressos com imagens de corpos, transparências com textos e luzes, a instalação discute o universo do gênero.

Corpo Latente, da artista visual Fab Aliceda, integrante do Cidade Lúdica
Corpo Latente, da artista visual Fab Aliceda, integrante do Cidade Lúdica

25/11
– Às 19h: Workshop Teatral TRANS.elucidação, com D Gabs Gabriel e Ariel Rodrigues

Oficina de arte que aborda o teatro, a dramaturgia e a filosofia com a temática trans. Ser artista independente é lutar contra as amarras capitalistas de um sistema que ignora a diversidade do ser, é buscar a essência do nosso verdadeiro eu.

26/11
– Às 17h: Roda de Conversa: arte e visibilidade trans
Convidados discutem a arte como forma de expressão, libertação, pertencimento, comunicação e militância trans. Com: o artista plástico Paulo Bevilacqua, a atriz transexual Glamour Garcia, a travesti e artista plástica mineira Babi Macedo, com mediação da artista visual e co-fundadora do Cidade Lúdica Fab Aliceda.

– Às 19h: Intervenção cênico-musical TODA DESEO
Coletivo de artistas mineiros envolvidos com questões relacionadas às pessoas Trans. Transgressoras e encorajadoras, as ações desse coletivo visam garantir a liberdade de expressão e da participação dos sujeitos “trans” na vida social e cultural da cidade de Belo Horizonte. São atos de resistência, inclusão e de luta contra o preconceito.

Artistas da Toda Deseo, após intervenção cênico-musical no SESC Palladium
Artistas da Toda Deseo, após intervenção cênico-musical no SESC Palladium

27/11
– Às 17h: Nós a Cidade: Trans e a luta pelo direito à cidadania

Discussão sobre a identidade de gênero desde sua concepção na infância e adolescência, a auto-aceitação, o processo de transformação, a convivência com família e amigos e a luta pelo direito à educação, ao trabalho, à vida social, à cidade e à diversidade. Entre os convidados estão Sofia Favero ativista, estudante de Psicologia e criadora da fanpage Travesti Reflexiva; Gabriel Noya adolescente que não se identifica com gênero acompanhado pela mãe e ativista da causa Tatiana Noya; e a mediadora da mesa DALCIRA FERRÃO PSICÓLOGA, conselheira e coordenadora da Comissão de Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual do Conselho Regional de Psicologia de MG.

VEJA COMO FOI!

FICHA TÉCNICA

Equipe Cidade Lúdica
Produção Executiva: Fab Aliceda
Produção Geral e Curadoria: Sheila Ana Calgaro
Assistência de Produção: Idati Eiró
Criação Artística: Fab Aliceda
(Instalação “Muda Mudo Eu” e “Corpo Latente)
Montagem de Exposição: Luara Lobo, Paloma Parentoni, Raphael Bapho
Mediação de Debates: Dalcira Ferrão e Fab Aliceda
Divulgação: Sheila Ana Calgaro
Arte Gráfica e Design: Adolfo Caboclo e Fab Aliceda
Fotografia e Vídeo: Diogo Andrade

Equipe SESC
Analista de Evento: Rafael Alves
Produção: Shirley Gomes
Técnica: Israel Levi

Participantes
Babi Macedo
Daniela Glamour Garcia
Gabriel Noya
Grupo Toda Deseo
Paulo Bevilacqua
Projeto Trans.Elucidação
Sofia Fávero
Tatiana Noya

Agradecimentos
Fabiola Rodrigues
Mariana Castilho Produções

(Ilustração de Capa: Babi Macedo)

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com um *

Cidade Lúdica

2016 Cidade Lúdica