Nossas Ações

BH: ViraTina traz arte, cultura, shows e debates feitos por mulheres

No sábado, 11 de março, coletivos, projetos, associações e artistas, se reuniram para uma programação gratuita e intensa na Casa de Referência da Mulher Tina Martins, em Belo Horizonte. Foram 13 horas de arte, cultura, literatura, gastronomia, artesanato, debates, graffiti, oficinas e shows. A Casa é um espaço de referência que dá serviços de atendimento a mulheres em situação de violência.

O evento foi organizado 100% por mulheres e teve como objetivo promover e trocar experiências, arte e cultura, arrecadar fundos para a Casa e dar visibilidade à causa e ao trabalho de mulheres que atuam nas mais diversas áreas. Foram mais de 20 atividades culturais e uma feira com várias mulheres empreendedoras expondo seus negócios!

A realização e idealização do evento foi do Cidade Lúdica, em parceria com o Movimento de Mulheres Olga Benário – MG.

Thereza Portes, do “Mesa de Thereza”, durante o ViraTINA. Foto: Beth Freitas

PROGRAMAÇÃO

9h: MESA DE THEREZA (Instituto Undió) – convite para as mulheres bordarem suas histórias em uma toalha que cobrirá a grande mesa de café da manhã coletivo.

9h às 12h: GRAFFITI DAS MINAS – Live de graffiti nos muros da Tina Martins com KKU, Carolina Jaued (Krol), Zi Reis, Fabiana Santana, Fenix, Tita, Wanatta Rodrigues, Syra, Pimenta, Mary e Antonia.

10h às 10h50: OFICINA DE STREET JAZZ INICIANTE COM Coletivo MAYA – balé e jazz ao ritmo forte do Hip Hop, com a professora Valeria Belmiro. Trabalha a criatividade, a resistência física, a coordenação motora e a liberdade de expressão.

10h50 às 12h: RODA DE CONVERSA –
“Mulheres no Hip Hop: a maternidade nas danças urbanas”. Mediadoras: Luana Madhavi, Valeria Belmiro, Chris Portes e Chellz Oliveira (Coletivo MAYA).

Wannata, durante o live de Graffiti das Minas. Foto: Beth Freitas
Wannata, durante o live de Graffiti das Minas. Foto: Beth Freitas

12h às 13h30: FILTRO DOS SONHOS E ARTE INDÍGENA: nesta oficina promovida por Luara Lobo (da página Filtro dos sonhos), entramos em contato com a história do apanhador dos sonhos e seu real significados, além de aprendermos técnicas para confecção de nossos próprios filtros.

13h30 às 15h: DINÂMICAS BAMBOLÍSTICAS –  aprendemos como manipular o bambolê com o corpo, buscando harmonia entre truques, movimentos e transições. Promovido pelo Bambo Líricas.

14h às 15h: GRUDANOIX – a artista visual Fab Aliceda, integrante doCidade Lúdica, promoveu live de colagens nos muros da Casa Tina Martins.

14h30 às 16h: ZINE DAS MINAS – aprendemos sobre a importância dos zines como ferramenta empoderadora e democrática, além de criarmos nossos próprios zines por meio de colagens, desenhos e poesia explorando conhecimentos como criação, diagramação e arte final. Com coletivo ZiNas.

15h às 16h30: HIP HOP DANCE COM PROJETO UMA – A oficina do UMA discorreu sobre o contexto no qual surgiram e se inserem as danças urbanas e introduziu os participantes no estilo Hip Hop Dance, para acessar movimentos básicos e realizar atividades que favoreçam o aprendizado e a autonomia ao dançar.

16h30 às 18h: RODA CIDADE – primeira edição do clube aberto de estudos sobre cidades, com o tema “A mulher negra e o direito à cidade. Organizado por Cidade Lúdica e Casa de Referência da Mulher Tina Martins. Saiba mais informações clicando AQUI.

Primeira edição do Roda Cidade em Belo Horizonte. Foto: Beth Freitas.
Primeira edição do Roda Cidade em Belo Horizonte. Foto: Beth Freitas.

18h às 19h30: SLAM DAS MINAS – Batalha de slam somente com poetisas mulheres promovido pelo Slam Clube da Luta e Coletivoz Sarau de Poesia.

20h às 21h30: ENCERRAMENTO – Discotecagem com Pat Manoese e pocket show com Sarah Guedes e mestre de cerimônias Polly Honorato.


ATIVIDADES PERMANENTES

ENSAIO FOTOGRÁFICO: Mídia Ninja e Associação Brasileira das Mulheres da Imagem promoveram dois ensaios fotográficos. O primeiro registrou o cotidiano da casa, mostrando sua união e luta. O segundo intitulado “Retratos das Tinas” mostra as mulheres que vivem e passam pela Casa de Referência da Mulher Tina Martins.

Um Sorriso por uma Foto – projeto autoral da fotógrafa Janaína Moura, que busca o resgate da identidade, auto-estima e da força da mulher, através da fotografia. A intervenção fotográfica com retratos de mulheres contou com a participação da jornalista Ester Louback, a artista plástica Flávia Ventura e a fotógrafa Renata Ventura. As fotos foram feitas por Janaína Moura e reveladas e entregues na semana seguinte. Todas as envolvidas fazem parte da Associação Brasileira das Mulheres da Imagem.

ARRECADAÇÃO DE LIVROS – arrecadação de livros escritos por mulheres autoras para criarmos uma biblioteca no Memorial Tina Martins.

DOAÇÕES – arrecadação de doações em dinheiro, materiais para higiene e limpeza ou alimentos não-perecíveis para a Casa Tina Martins.

FEIRA DE COMIDINHAS E ARTESANATO – +25 expositoras. A verba foi revertida para a manutenção da Casa de Referência Tina Martins.

Mulheres da Tina. Créditos: Beth Freitas
Mulheres da Tina. Créditos: Beth Freitas

FOTO DE CAPA: Jéssica de Castro, da Casa Tina Martins, durante o ViraTINA. Créditos: Beth Freitas)

FICHA TÉCNICA
Curadoria e Produção Geral:
Fabiola Rodrigues e Sheila Ana Calgaro (Cidade Lúdica)
Imprensa e Arrecadação de Libros: Fenanda Miranda (Cidade Lúdica)
Assistência de Produção: Luara Lobo, Fab Aliceda (Cidade Lúdica)
Arte Gráfica e Design: Jéssica de Castro (Tina Martins)
Infraestrutura e Feira: Equipe Casa de Referência da Mulher Tina Martins
Fotografia e Cobertura Oficial: Beth Freitas
Fotografia Colaborativa: Janaína Moura, Ester Louback (Associaçãoc Brasileira das Mulheres da Imagem)

Coletivos e Projetos – Agradecimentos
Associação Brasileira das Mulheres da Imagem
Bambo Líricas
Coletivo MAYA
Coletivoz Sarau de Poesia
Filtro dos Sonhos
Gruda Noix
Instituto Undió
Minas de Minas
Mulheres do Graffiti –  KKU, Carolina Jaued (Krol), Zi Reis, Fabiana Santana, Fenix, Tita, Wanatta Rodrigues, Syra, Pimenta, Mary e Antonia
Slam Clube da Luta
Um Sorriso por uma Foto
UMA
Pat Manoese
Polly Honorato
Sarah Guedes
ZiNas

Feira ViraTINA – Agradecimentos
Alarga Flor
Arte de Maria
Balaco Baco Brechó
Fábrica da Mamãe
Gana
Nuestro Design
O prazer é teu

Outros Apoiadores – Agradecimentos
Baquara
Beth Freitas
Erro99
Llobo Psicologia Esportiva
Mídia Ninja
Muitxs Cidade Que Queremos BH
Rogério Coelho – Slam Clube da Luta

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com um *

Cidade Lúdica

2016 Cidade Lúdica