Nossas Ações

Roda Cidade #10: Afeto e Gentileza no meio urbano

Ontem, dia 31/08, foi momento de falarmos sobre assuntos mais leves, em meio a tantas notícias ruins. Com recorde de público – mais de 40 pessoas! – nos reunimos para discutir sobre afeto gentileza no meio urbano. A décima edição do Roda Cidade foi realizada, mais uma vez, em parceria com o Tapera Taperá, um verdadeiro “núcleo de afeto” no Centro de São Paulo.

Falamos sobre micropolítica, o trabalho dos coletivos urbanos, a luta para transformar uma antiga fábrica de cimento em Perus, extremo-leste de São Paulo, em um centro cultural e a forma como nos relacionamos com o outro na correria de São Paulo. Afinal, como podemos construir o afeto em uma grande cidade? Como a arquitetura da cidade contribui para aproximar ou distanciar as pessoas? E como podemos viver a cidade que sonhamos, e não somente sonhar a cidade que queremos?

Um tema se destacou no meio de tantas abordagens: a questão da infância e como hoje as crianças podem se relacionar com a cidade e criar afeto com ela. Este será o assunto de discussão do próximo encontro, dia 28/08. Em breve teremos mais detalhes 😉

Veja todas as fotos do evento clicando aqui.

redimensionada

 

TEXTOS UTILIZADOS:
– “Cidade, Afeto e Ocupações: ou a transfiguração do espaço público no Brasil contemporâneo

– “Como nossas cidades nos mantêm solteiros”

– “Podcast Mamilos” – Cidadania 2.0

 

SOBRE O RODA CIDADE
Na última segunda-feira de cada mês, o clube debate um livro, uma palestra, uma frase ou um artigo – que é decidido pelo grupo presente na última reunião – que nos ajude a pensar as diferentes maneiras de ocupar e ressignificar os espaços sempre em mudança e em disputa que são as cidades.

+ TODES estão convidados a participar: estudantes, interessados, mestres, doutores, professores, agentes transformadores, coletivos, enfim, apaixonados pela cidade.

+ A ideia é a cada encontro receber um convidado para fazer a provocação inicial no debate. O clube é totalmente horizontal, sem hierarquias. Venha somar, trocar, discordar, criar e trazer suas experiências na cidade.

Comentários (0)

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com um *

Cidade Lúdica

2016 Cidade Lúdica